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Obtendo reputação digital para minha marca nas redes sociais

on setembro 19, 2016 Comentários desativados em Obtendo reputação digital para minha marca nas redes sociais

Empresário que é empresário se preocupa com o que vão falar de sua marca, que é o seu patrimônio. Ter uma boa reputação com atendimento com diferenciais, conquistar o cliente desde o momento que ele entra em seu estabelecimento até o momento que sai, causar boa impressão são itens fundamentais da cartilha da visão de negócio.

Com a evolução rápida da internet, esta reputação passou a ser difundida nas redes sociais também, já que o grande público está concentrado no Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter entre outras. Como já citamos aqui no blog, muitos empresários acabam ficando inseguros quanto a pisar neste mundo virtual, com o argumento de que lá, as pessoas “podem falar mal do negócio e este tiro pode ser fatal”.

Sim. De fato, a reputação funciona exatamente assim: Um passo em falso e todo o seu trabalho pode ter sido em vão. Mas é exatamente por isso que precisamos arriscar e enfrentar o consumidor no mundo online. Ele simplesmente já pode estar falando da sua marca e você não terá como se defender se não estiver lá, frente a frente com ele.

Mas aí fica a dúvida:

Como ter uma boa reputação e fidelizar meus clientes a longo prazo?

Em primeiro lugar, como disse acima, o nome do seu negócio vai correr por um longo caminho de pedras até conseguir se estabelecer digitalmente. O seu cliente precisa acreditar e confiar em você, precisa lembrar do seu negócio onde quer que esteja. Precisa ser o que chamamos de “brand lover”. E para isso, demanda tempo.

É preciso, inicialmente, humanizar a marca. Isto mesmo. Ninguém é de ferro. Às vezes erramos, e é bom aceitar e pedir desculpas. Os internautas respeitam muito mais as marcas que assumem um erro do que as que fingem que nada aconteceu ou que resolvem tentar se provar certas (ainda que estejam). Dar voz ao seu cliente é mostrar que você se importa, que presta atenção às suas demandas e angustias. Este é o primeiro passo para conquistar o consumidor.

O segundo é estar antenado às novidades, fazer parte das brincadeiras, ter um diálogo leve. Afinal, ninguém quer conversar com um “amigo” chato e quadrado que não está antenado, não é verdade?

O terceiro é entender que ainda que você esteja em um espaço com milhões de oportunidades, ali não é o lugar ideal para você tentar vender o seu negócio a qualquer custo. A rede social é um lugar para relacionamento. Para o seu consumidor te conhecer, gostar de você, pensar em você e, então, querer comprar o que você vende.

Então, se pararmos para pensar, é praticamente o mesmo princípio do seu negócio físico: É preciso causar boa impressão. No entanto, na internet o seu renome alcança milhões.

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Andressa NascimentoObtendo reputação digital para minha marca nas redes sociais

Os cuidados com uma campanha de e-mail marketing

on setembro 16, 2016 Comentários desativados em Os cuidados com uma campanha de e-mail marketing

Quando falamos de e-mail marketing, precisamos primordialmente pensar em seu conteúdo, porque a linha entre informações relevantes e spam é bem tênue. Enviar uma mensagem para o seu consumidor depende de alguns pilares: 1) bom relacionamento com ele 2) links de fácil acesso ao conteúdo proposto e 3) sua campanha não pode ser invasiva e muito menos repetitiva. Afinal, ninguém gosta de receber vários e-mails iguais, não é mesmo?

Uma boa campanha de e-mail marketing precisa de estrutura. Tudo deve ser pensado, desde o assunto chamativo e instigante até o corpo do e-mail, com conteúdo objetivo, claro, verdadeiro e simples.

Assim como falamos recentemente sobre como os usuários gostam de se sentir importantes para a marca nas redes sociais, eles também querem esse relacionamento quando recebem um e-mail marketing. Isto significa que um consumidor final vai dar muito mais valor às campanhas que são pensadas justamente para ele, personalizadas. Por isso, a segmentação é fundamental. Ao bolar uma campanha de marketing, preciso responder as seguintes perguntas: 1) Quem é meu público? 2) Do que ele gosta? 3) Quem sou eu no mercado?

Quando você se qualifica, fica mais fácil entender quem vai gostar do seu negócio e quem pode ser o seu público alvo. É importante criar uma identidade para a sua marca, para que as pessoas se identifiquem.

Por fim, atrelar suas campanhas às redes sociais é simplesmente essencial. Nas redes sociais é possível manter o dialogo, entender mais as necessidades dos seus seguidores e leitores. Atrelar as campanhas aos seus perfis com links fáceis é uma alternativa assertiva no mercado atual, que pode gerar conversões e um público fidelizado posteriormente.

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Andressa NascimentoOs cuidados com uma campanha de e-mail marketing

Redes sociais: informação na velocidade da luz

on setembro 15, 2016 Comentários desativados em Redes sociais: informação na velocidade da luz

Todos sabemos que com a internet as informações se dissipam rapidamente. Com as redes sociais, então, as notícias andam em velocidade da luz. Mas aí os gestores de redes sociais se perguntam: Como consigo acompanhar o movimento entre os internautas para inserir a minha marca no contexto?

Nesta semana aconteceu um caso bem curioso que deixou os seguidores em polvorosa, vendo tudo de camarote. Aconteceu de a rede de fast food Mc Donald’s anunciar parceria com a marca Ovomaltine para a venda de milkshakes. A internet veio a baixo com a informação, já que o produto sempre foi marca registrada da lanchonete Bob’s.

No dia do anuncio, o Mc Donald’s soltou uma provocação: “Finalmente no Mc” era seu slogan de lançamento. O Bob’s, em contrapartida, respondeu à altura, dizendo que ainda vende o milkshake (que agora obviamente terá outro nome por conta da quebra de parceria), e que quem conhece o sabor, supostamente não troca. Ao final ainda replicou a provocação, chamando o produto do concorrente de “milkfake”.
bobs-mc
Alguns podem olhar esta suposta “briga” como ruim para as marcas, porém desde o lançamento simplesmente não se fala de outra coisa. Com este parâmetro, outras marcas viram o potencial viral do ocorrido e decidiram “se jogar no fogo”, também lançando suas provocações. A rede de restaurante Giraffa’s publicou um meme indicando que estava acompanhando a briga tomando os seus milkshakes – a marca também vende o mesmo produto, porém não tão conhecido como o dos protagonistas. O Burguer King, outra rede de fast food, também não ficou atrás e se meteu na história: “Calma gente, Shake Crocante com “aquele-ingrediente-que-não-deve-ser-nomeado” aqui também tem. Já carne grelhada…”, disse em um post.

Burguer King e Giraffa's também se posicionaram na briga dos Fast Foods

Burguer King e Giraffa’s também se posicionaram na briga dos Fast Foods

O que aprendemos com esta história? Que memes estão aí para serem difundidos e para serem aproveitados. Que é importante se apropriar de um momento, de um acontecimento da internet para fazer com que os internautas virem o olho para o seu negócio e passem a pensar: “ei, essa marca fala a minha língua, gosto dela”. Assim surge o relacionamento. Assim as coisas começam a andar e viralizar, e o público começa a fidelizar.

Muitas pessoas têm medo de aproveitar os memes que surgem por acharem que “a empresa pode perder a sua seriedade”. Precisamos ser sinceros: O seu consumidor, que está na rede social, não quer falar tão sério assim. Quer um conteúdo leve, inovador, que fale sua língua e que seja acessível.

Redes sociais quebram paradigmas, especialmente sobre a postura que as marcas passam a ter na internet. Cada dia é um aprendizado novo com o seu público e você tem sim que ficar ligado e acompanhar o movimento, pois já dizia o ditado: “camarão que dorme, a onda leva”.

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Andressa NascimentoRedes sociais: informação na velocidade da luz

Por que tenho que posicionar a minha marca na internet?

on setembro 13, 2016 Comentários desativados em Por que tenho que posicionar a minha marca na internet?

Não é difícil encontrar empresários que relutam quando o assunto é posicionar sua marca nas redes sociais. O argumento mais comum é: “Mas se eu entrar na internet, se eu aparecer por lá, as pessoas vão poder falar mal da minha empresa”.

Sentimos te desapontar, porém as pessoas podem falar mal da sua empresa, você estando na internet ou não. A diferença é que quando você se coloca frente a frente com o consumidor, pode se fazer ouvir e eventualmente – em verdade, na maioria das vezes – reverter a má impressão que aquele usuário teve.

Por que estamos abordando este assunto? Porque reputação digital é algo frágil e de difícil construção, porém quando firmado de maneira eficiente, funciona a longo prazo.

Na última segunda-feira (12) a Reuters divulgou uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em que foi revelado que pelo menos 58% da população brasileira utiliza a internet para tudo. Isso significa 102 milhões de pessoas que podem ver a sua marca.

Realmente os números podem gerar uma insegurança, mas é a velha história e enxergar o copo meio cheio / meio vazio.

Com estes 102 milhões de brasileiros, a sua marca pode ser vista, ouvida, acessada, fidelizada. E, como sempre comentamos por aqui, redes sociais são os novos boca a boca do comércio. Significa que mesmo pessoas que não acessam à internet poderão conhecer o seu negócio através de indicações.

Por isso, citamos aqui os principais pontos, referentes à internet, que a sua empresa precisa ter para conseguir um bom posicionamento no âmbito digital:

  • Site clean e interativo, com informações institucionais e de interesse do seu público
  • Redes sociais ativas, com monitoramento ativo e divulgação de temas que facilitem o relacionamento com o seu consumidor
  • E-mail marketing atrelado ao SEO para levar o seu produto aos clientes de maneira assertiva
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Andressa NascimentoPor que tenho que posicionar a minha marca na internet?

Facebook anuncia função de pagamento via Messenger. O que muda?

on setembro 12, 2016 Comentários desativados em Facebook anuncia função de pagamento via Messenger. O que muda?

Começamos o dia hoje com a informação, vinda da Reuters, que o Facebook, gigante das redes sociais, anunciou mais uma faceta que deve atrair tanto usuários como empresas para o seu meio: uma função para possibilitar pagamento de bens e serviços via Messenger, seu aplicativo de troca de mensagens.

De acordo com a Agência, a empresa afirma já estar trabalhando com vários provedores de pagamentos, incluindo Paypal, Visa, Mastercard, American Express e Stripe para implementar as funções.

Pois bem, o que muda neste cenário?

O que muda é que agora, mais do que nunca, é o momento de fazer relacionamento com os seus clientes. Agora a sua empresa terá mais uma possibilidade de converter sua venda.

Até os dias de hoje a idéia de vender coisas através das redes sociais era algo muito controverso. Afinal, o consumidor está ali simplesmente porque quer conversar com a sua marca, quer ter acessibilidade. As páginas, antigamente, que tentavam vender produtos acabaram por galgar uma estrada mais comprida e complicada neste meio, visto que a rejeição pelos chamados “classificados” ainda é grande.

Afinal, o que todo consumidor pensa é: eu estou na minha rede social, no meu espaço. Não quero que fiquem tentando me vender coisas. E ele está certo! Só que com esta nova ferramenta, a coisa muda de figura. A função de habilitar pagamentos simplesmente abre o canal com o seu cliente, significa que você vai abrir conversa com ele, o conquistar e, se ele quiser, pode comprar o seu produto ali mesmo. Fácil. Simples.

É importante, obviamente, não cair na tentação de querer fazer “classificados” na sua página com os famosos “comprem!”, “aproveitem!”, “oferta!” – até porque o próprio Facebook bloqueia estes posts.

No entanto, com o novo cenário de pagamento, as marcas poderão ter um posicionamento bem mais fortalecido na rede social e aumentar cada vez mais sua base de consumidores.

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Andressa NascimentoFacebook anuncia função de pagamento via Messenger. O que muda?

Devo integrar e-mail marketing e mídias sociais?

on setembro 8, 2016 Comentários desativados em Devo integrar e-mail marketing e mídias sociais?

Sempre falamos de estratégias de e-mail marketing e de campanhas de mídias sociais, mas nunca comentamos como a integração dos dois pode ser altamente benéfico para a sua marca. Ainda que muitas empresas considerem o e-mail uma ferramenta obsoleta se comparado às redes online, a combinação de esforços dos dois canais pode melhorar muito o seu negócio e a forma com a qual você conversa com o seu consumidor.

Segundo o blog da Alin, o “email marketing e as redes sociais aumentam o alcance um do outro porque apresentam contextos diferentes para diferentes seções de seu público alvo”. O que isso significa? Significa que em uma campanha que você integra as duas estratégias, a sua chance de cliques e interação por mais tempo com a sua marca aumenta consideravelmente.

Na própria publicação eles citam um caso da Sony Vaio, em que colocou um botão de redes sociais em uma campanha e aumentou sua receita por email em 172%. Este montante de cliques foi efetuado com apenas a jogada de indicar a abertura de canais para o cliente final.

Como comentamos por aqui outras vezes, o consumidor quer se sentir especial. Quer saber que a sua marca estará em todos os campos em que ele poderá acessar. E nesta corrida pelo espaço ao sol virtual, ganha quem agrega mais território.

Fonte – Alin – http://allin.com.br/news/como-usar-email-marketing-nas-estrategias-de-midias-sociais/

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Andressa NascimentoDevo integrar e-mail marketing e mídias sociais?

Como utilizar a internet a favor da sua marca?

on setembro 6, 2016 Comentários desativados em Como utilizar a internet a favor da sua marca?

Claro que já falamos muitas vezes aqui sobre a importância de posicionar o seu negócio nas redes sociais, fazer uma campanha de e-mail marketing legal e mesmo otimizar o seu site. Mas vale a pena frisar que existem alguns pilares para que seu negócio, ainda que seja pequeno, decole. Todos convergem para a internet, que é a grande bola da vez do comércio.

O Pequenas Empresas, Grandes Negócios divulgou um artigo que frisa bem a situação. Segundo o veículo, é importante que a empresa se preocupe especificamente com: 1) Seu site. É imprescindível que o seu novo cartão de visitas seja apresentável, clean, organizado, com informações sobre a empresa e seus produtos; 2) A maneira com a qual você chega ao seu cliente final. Seja através das redes sociais ou por meio de blog, é possível divulgar conteúdo que esteja de acordo com os interesses do seu público sem fazer um grande “classificados” pedindo para ele comprar. Por este lado, vale a pena pensar na plataforma WordPress para o site, que permite com facilidade a implantação deste espaço sem sair do universo da empresa em conjunto com as mídias; 3) Whatsapp. Claro, não estamos falando para você fazer um spam com os seus clientes. Este pode ser mais um canal aberto para os consumidores, um contato alternativo que pode funcionar como uma central de atendimento.

 

Fonte: PEGN – http://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2016/08/4-servicos-para-usar-internet-favor-do-seu-negocio.html

 

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Andressa NascimentoComo utilizar a internet a favor da sua marca?

Mensuração de campanhas de marketing digital

on setembro 5, 2016 Comentários desativados em Mensuração de campanhas de marketing digital

Logo que as marcas adentram ao universo das redes sociais, logo propõem campanhas porque a ânsia de conversão, afinal, é grande. Com uso de algumas ferramentas (Google Analytics, TwitterCounter, Hootsuite) é possível analisar absolutamente tudo: quem é o seu público, como ele chegou até a sua campanha, a qualidade e experiência de navegação nas suas ferramentas etc.

Segundo o site Academia do Marketing, a maior vantagem do marketing digital nas mídias é o poder de mensuração de cada campanha. Bingo!

Ainda de acordo com o site, existem algumas funcionalidades específicas para analisar estes dados: Metas de conversão, Conversões assistidas (para saber por quais mídias o consumidor passou até chegar a sua marca), URL parametrizadas (urls utilizadas em campanhas específicas, para fins de análise com Analytics).

Utilizar estes quatro pilares é necessário para obter resultados assertivos nas campanhas de marketing digital, especialmente para mídias sociais, para saber inclusive quais ações melhor funcionam com seu público final.

Fonte – Academia do Marketing – http://www.academiadomarketing.com.br/importancia-das-redes-sociais-em-estrategias-de-marketing-digital/

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SEO e marketing de conteúdo: Duas estratégias que andam juntas

on setembro 2, 2016 Comentários desativados em SEO e marketing de conteúdo: Duas estratégias que andam juntas

Sempre comentamos o quanto o Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, é importante para que a sua marca fique visível nas buscas orgânicas na internet. No entanto, é necessário salientar que para que os leitores se tornem fiéis, é necessário ser assertivo no marketing de conteúdo.

O próprio site Administradores divulgou um artigo que comenta exatamente a ligação entre as duas estratégias. De acordo com o portal, ainda que o SEO e o marketing de conteúdo sejam aparentemente duas coisas diferentes, a verdade é que eles devem andar juntos, são dependentes um do outro.

“A maneira de aplicar o SEO de forma mais ampla é canalizar os seus esforços técnicos específicos no marketing de conteúdo; Por outro lado, a única maneira de garantir o sucesso do marketing de conteúdo é a aplicação de técnicas de SEO em sua implementação” (Administradores. Acesso em: agosto de 2016)

Resumo: Não existe SEO sem conteúdo, ou seja, emprego das palavras-chave estrategicamente colocadas nos textos dos sites e não existe conteúdo que apareça para o cliente final sem a otimização correta.

Ainda segundo a publicação, essa otimização técnica é colocada em prática para o bem especialmente do usuário, pois oferecerá o melhor conteúdo de acordo com o que ele está pesquisando, selecionando, ou lendo.

Fonte: Administradores – http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-que-e-seo-e-por-que-tem-tudo-a-ver-com-marketing-de-conteudo/97289/

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E-mail marketing: Relacionamento com cliente é essencial

on agosto 31, 2016 Comentários desativados em E-mail marketing: Relacionamento com cliente é essencial

Sabemos que a internet mudou completamente o modo como atingimos os nossos clientes e, sendo assim, as marcas passaram a correr atrás das ferramentas virtuais que nascem dia após dia. Seja através do e-mail marketing ou das redes sociais, a grande verdade é que o cliente quer que você esteja acessível de todas as maneiras.

No entanto, quando falamos de anúncios, de venda do seu produto, ainda podemos classificar o E-Mail marketing como a melhor estratégia. Um artigo do site Mundo do Marketing revelou exatamente o tema em questão: Entre ferramentas como SEO, banners e adwords, ela ainda é a melhor maneira de alcançar o seu cliente e de converter uma venda.

Ainda de acordo com o texto, é interessante ver o cliente, ao criar uma campanha, dentro de algumas etapas: ativação, conversão, engajamento, recompra e reconquista. Isso significa basicamente criar relacionamento e fidelização com o seu consumidor.

Como dissemos recentemente no texto “O novo consumidor virtual e a humanização nas redes sociais”, o cliente quer ser especial. Quer ser único e espera receber sim um conteúdo exclusivo, pensado para os seus interesses. Portanto, se queremos aumentar a nossa base de seguidores e compradores, não podemos tirar da cabeça: As marcas devem ser acessíveis e conversar de igual para igual com os seus leitores. Somente assim teremos o relacionamento a longo prazo.

Fonte: Mundo do Marketing –

https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/wellington-souza/36627/um-novo-jeito-de-pensar-e-mail-marketing.html

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Andressa NascimentoE-mail marketing: Relacionamento com cliente é essencial